Conteúdos Gratuitos - Sensorweb

Solução Prática para o Monitoramento de Temperatura

Segurança e integridade de dados na indústria farmacêutica

Por Sensorweb em 11/07/2018.

segurança

Seguimos em frente dando mergulhos um pouquinho mais profundos. Afinal, para a “máquina” da Saúde funcionar com perfeição, ela depende diretamente de duas engrenagens: a indústria farmacêutica e as empresas do setor logístico.

Uma coisa a Sensorweb garante: temos informação de qualidade de sobra sobre o tema para compartilhar com você. E aí, vem com a gente?!

Continue Lendo >>

Um passo à frente: validando sistemas computadorizados

Por Sensorweb em 21/08/2017.

Stay Alert

Se você ainda não está convencido da importância de validar o sistema computadorizado de sua empresa, não custa relembrar o seguinte: como te falamos aqui, com a validação, você alcança a comprovação, objetiva e documental, de que todos os seus sistemas computadorizados estão cumprindo, de maneira adequada, com suas funções automáticas, corroborando, assim, que eles estão dando o apoio necessário a todo o ciclo de vida do produto – desde sua fase de desenvolvimento até seu armazenamento e distribuição.

Continue Lendo >>

Monitoramento de temperatura: por que os números não batem?

Por Sensorweb em 30/10/2016.

duvidas

Uma das coisas que perturbam algumas pessoas que trabalham diretamente com o monitoramento das temperaturas é a confusão relacionada aos valores monitorados dentro de uma câmara fria ou geladeira em comparação à sensores ou medidores de temperatura, pois, mostram muitas vezes, parecer não corresponder entre eles.

Neste post trouxemos algumas das questões que nossa equipe explica aos clientes, para que você também compreenda como sua geladeira funciona. Antes de tudo, é importante destacar que, na maioria dos casos, não é um defeito de fabricação dos produtos ou de configuração do serviço, existem diversos fatores que podem variar os valores de temperatura, que vão desde o posicionamento da geladeira no ambiente até a calibração dos equipamentos de monitoramento. Vejamos mais detalhes a seguir!

Continue Lendo >>

O que é um Sistema Validável (ANVISA)?

Por Sensorweb em 09/05/2016.

Plano de validação Análise de riscos URS Especificação funcional Hardware design Qualificação de instalação Qualificação de operação Qualificação de desempenho Matriz de rastreabilidade Relatório Final

No Guia de Validação de Sistemas Computadorizados, a ANVISA destaca que “A comprovação da qualidade e segurança de um sistema computadorizado não deve se restringir a realização de testes. Para confirmar o correto funcionamento de um software, e suas interações com o hardware, devem ser contemplados aspectos relacionados a infraestrutura, segurança, manutenção de dados, dentre outros” (ANVISA, Pág 9). Isso se aplica à validação de um sistema e neste post vamos pontuar a que se refere esta denominação. Vamos saber o que é um Sistema Validável?

Continue Lendo >>

O impacto da temperatura nos alimentos

Por Sensorweb em 26/01/2016.

alimentos temperatura

Quando você vai ao supermercado comprar alimentos, você escolhe sempre os mais frescos e com aparência melhor, não é? Mas você já imaginou de onde vieram esses alimentos? Já pensou como funciona esse transporte e como as frutas, verduras, legumes e carnes cheguam até você em bom estado? Hoje vamos falar sobre isso!

Os alimentos que chegam à sua mesa ou que você ingere diariamente em restaurantes, lanchonetes, supermercados passaram, antes, por uma longa cadeia de transporte e armazenamento desde o momento em que saíram das indústrias. Muitos desses alimentos têm origem em um lugar muito próximo de você, outros, no entanto, cruzam o país de ponta a ponta para que você disponha de variedade nas gôndolas do supermercado, e outros ainda vêm do exterior, via longas viagens marítimas ou aéreas. O que está em jogo neste processo?

A sua segurança alimentar.

Por mais que você cuide o suficiente para adquirir apenas produtos dentro do prazo de validade, estes produtos, desde a saída da indústria ou fábrica, podem ter passado por estoques, transportes e variações de temperatura que, se não forem devidamente monitoradas, podem alterar a qualidade daquilo que você está ingerindo.

Continue Lendo >>