CDCT / FEPPS – Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Sensorweb

CDCT / FEPPS – Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Abr/14

Monitoramento de temperatura das amostras de pesquisas

Porto Alegre - RS

O Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CDCT é um laboratório vinculado à Fundação de Produção e Pesquisa em Saúde - FEPPS do Estado do Rio Grande do Sul. O laboratório atua em linhas de pesquisa no campo das ciências biológicas e de saúde, com capacidade instalada para diagnósticos de última geração. Enfatiza em suas pesquisas novos métodos de diagnósticos de doenças infecciosas como tuberculose, hepatites, meningites e HIV.

Com o crescimento do laboratório, sua equipe responsável pela área da qualidade passou a lidar com novos desafios e ocorrências, como problemas referentes à Cadeia do Frio. A necessidade de registro das temperaturas a cada 12 horas, aliada à grande quantidade de equipamentos (tais como freezers, geladeiras e estufas), exigiu o aumento na quantidade de pessoas envolvidas nos processos manuais de monitoramento da temperatura. Isso levou a problemas como:

  • Necessidade de dedicar muito tempo dos pesquisadores e colaboradores com o registro e monitoramento de temperaturas;
  • A não detecção de eventuais variações relevantes, entre os instantes das anotações sucessivas, a cada 12 horas;
  • A documentação excessiva em papel, exigindo conferência e compilação manual dos dados;
  • A abertura às falhas humanas, à subjetividade e problemas de identificação dos valores lidos;
  • A dificuldade em monitorar salas com acesso controlado, onde a presença humana poderia interferir na preservação dos insumos de pesquisa;
  • Possível perda de amostras e pesquisas em finais de semana, devido a problemas na rede elétrica e o não monitoramento remoto;

Ao implantar a solução Sensorweb, estes problemas minimizados e até em algumas situações eliminados - visto que o registro e monitoramento manual foram substituídos por processos automatizados e atualizados em tempo real. A Sensorweb é hoje a ferramenta completa de monitoramento e registro de temperaturas das amostras no laboratório. Por meio de sua rastreabilidade, segurança e aquisição contínua dos dados, é possível gerar relatórios completos comprovando a qualidade das pesquisas. A solução possibilitou também, graças ao monitoramento contínuo das temperaturas, a tomada de novas medidas preventivas ou emergenciais - mesmo em horários além do expediente, como durante à noite, finais de semana e feriados. Nossa solução já permitiu ao laboratório evitar perdas de valor inestimável bem como otimizar a manutenção de seus equipamentos.

Opinião do cliente

“Ferramenta sensacional! Com a utilização do sistema da Sensorweb passamos a ter uma melhor visão dos nossos pontos de refrigeração e os riscos e falhas inerentes nesta cadeia do laboratório. A utilização do sistema está relacionada a uma cultura que estamos adquirindo de melhor controlar nossos equipamentos, assim como melhor rastrear nossas operações. É uma cultura relacionada a oportunidade de melhorias. Estamos aprendendo muito com o sistema e melhorando progressivamente nossos controles.
Objetivamente, o uso do sistema da Sensorweb agilizou e otimizou muito nossos procedimentos de medir temperaturas. Hoje medimos mais rápido e constantemente sem gastar horas e profissionais nesta atividade. Nossos pesquisadores com isso, passaram a ter mais tempo para pensar e atuar em seus respectivos projetos.”

Vinicius Schenk Michaelsen, Coordenador do Sistema da Qualidade e Biossegurança

Conheça a solução prática para monitoramento de temperatura.Clique aqui e solicite apresentação!