ITAL – Instituto de Tecnologia em Alimentos - Sensorweb

ITAL – Instituto de Tecnologia em Alimentos, Jan/14

Monitoramento de temperatura dos materiais e pesquisas em alimentos

Campinas - SP

O ITAL – Instituto de Tecnologia em Alimentos – realiza pesquisas em propriedades e características dos alimentos.

Lidando com materiais e estudos que podem gerar avanços de alto impacto, sempre houve a preocupação em monitorar e manter os insumos nas condições estritamente necessárias para o sucesso das pesquisas. Dentre estas condições, a temperatura é um fator-chave – motivo por qual sempre realizaram medições e registros de temperatura.

O processo padrão no ITAL, até a implantação da solução Sensorweb, era feito de um modo não informatizado, com o uso de termômetros de máxima e mínima e planilhas de controle manual. Haviam rondas para verificação das temperaturas máximas e mínimas (duas vezes ao dia, em cada ambiente) , onde eram registradas manualmente as temperaturas de acordo com a marcação do termômetro.

Segundo a equipe ITAL, isso onerava bastante tempo e o trabalho não era tão eficaz. Entre os problemas mencionados, havia:

  • Impossibilidade de identificar com antecedência se entre os períodos das rondas havia alguma variação significativa de temperatura;
  • Muito acúmulo de papel (devido as planilhas manuais arquivadas todo mês);
  • Dificuldades em buscar alguma informação histórica ou um período específico no passado, para conferir se houve algum desvio de temperaturas ou mesmo para conferência.
  • Este processo manual não tinha alta confiabilidade, o que veio a gerar transtornos para a equipe do ITAL, inclusive com perdas de materiais armazenados. Diante disso, buscavam uma melhor solução para o problema, quando receberam a indicação através da empresa IE2 Tecnologia para utilizar a solução Sensorweb. A IE2 representa a solução Sensorweb e está engajada na sua aplicação para área de Alimentos -sendo o ITAL o ponto de partida, um Instituto de Referência nesta área.

    Hoje a Sensorweb monitora a temperatura de Materiais de Pesquisa, Alimentos e Amostras Biológicas que são armazenadas no ITAL. Nossa solução está instalada e verificando a temperatura 24h por dia de refrigeradores, freezers, câmaras frias, estufas e ambientes – trazendo estas informações em tempo real para a equipe do instituto. Como isto, foi possível:

  • Aumentar a confiabilidade das pesquisas e das boas condições dos materiais;
  • Receber aviso prévio em caso de desvios de temperatura, dando tempo útil para se tomar medidas preventivas e corretivas;
  • Auxiliar na identificação de equipamentos ou refrigeradores com problemas técnicos, para manutenções e substituições;
  • Contribuir para a aprovação dos processos frente a auditorias.
  • A solução Sensorweb é utilizada no monitoramento e registro de temperaturas no Instituto de Tecnologia em Alimentos desde Janeiro de 2014, e contribui até hoje com a eficácia das pesquisas em alimentos realizadas.

    Opinião do cliente

    “Aumentamos a confiabilidade (reduzindo erros de RH), com a solução Sensorweb. Hoje temos uma gestão rápida das não conformidades, bem como uma gestão pró-ativa de atividades de manutenção preventivas de equipamentos. A solução traz versatilidade, praticidade, inovação. Excelente o serviço! ”

    Hector Abel Palacios Cabrera, Pesquisador

    Conheça a solução prática para monitoramento de temperatura.Clique aqui e solicite apresentação!