ICESP - Sensorweb

ICESP, Mai/2015

Monitoramento das Temperaturas no Hospital e Instituto de Pesquisa Oncológico

São Paulo - SP

Implantado em Maio de 2013 o ICESP é um dos primeiros grandes clientes da Sensorweb, com mais de 100 pontos de monitoramento de temperatura, umidade e também sensores para detecção de abertura de porta dos equipamentos.

Antes da instalação da solução Sensorweb, o ICESP dependia de rondas presenciais três vezes ao dia, em cada um dos pontos, para verificar a medição de temperatura nos equipamentos e transcrever estes dados para registro. Isso onerava grande trabalho da equipe e uma dedicação de tempo considerável. Esse processo apresentava também algumas desvantagens: além de serem possíveis falhas humanas ao longo do processo, não era possível um monitoramento em tempo real. Entre os períodos das rondas e em momentos de expediente reduzido poderiam haver alterações significativas de temperatura, não sendo identificadas automaticamente e podendo levar a perdas.

Diante destes fatores, o Instituto buscou uma solução para automatizar e otimizar este processo, encontrando na SensorWeb um meio de tornar isso possível. Hoje nossa solução auxilia o ICESP a manter um rígido controle de qualidade e monitoramento da temperatura dos insumos, de modo a preservar a condição dos materiais armazenados. São monitorados em tempo real, 24h por dia e 7 dias por semana, ambientes como farmácias, laboratórios, laboratórios de pesquisa, almoxarifado de medicamentos e até mesmo o restaurante no Instituto - abrangendo todo tipo de equipamento da cadeia do frio. A Sensorweb monitora desde câmaras frias utilizadas no armazenamento de alimentos e medicamentos, freezers, refrigeradores, geladeiras e até ultrafreezers utilizados em pesquisas científicas.

As visualizações das informações, de cada equipamento e ambiente, são acessíveis para os responsáveis através da interface Web do sistema - que mostra as medições de temperatura em tempo real de todos os pontos monitorados. Além disso, são ativados alarmes sonoros, visuais, via E-mail e SMS para os responsáveis de cada processo e para a central de automação, que realiza todo suporte referente à automação e manutenção predial, tomando assim as medidas cabíveis. Isto permite ao Instituto ter uma rápida visão geral de seus ambientes e equipamentos, ter um maior controle e também um maior poder de ação para medidas corretivas e preventivas.

Por meio da solução Sensorweb, já foi possível identificar equipamentos e refrigeradores que possuíam problemas na manutenção da temperatura, que necessitavam de alguma revisão técnica, ou ainda necessidades de substituição de equipamentos - otimizando assim a conservação dos insumos no ICESP. Foi possível também testar a estabilidade na manutenção das temperaturas de diferentes equipamentos e modelos disponíveis no Instituto, verificando os que eram mais adequados.

Opinião do cliente

“Como diferenciais a solução não depende da infraestrutura de TI do ICESP, ou seja, todas as informações e configurações do sistema são armazenadas e gerenciadas pela equipe própria da Sensorweb. Com isto é agregado um suporte continuado, uma manutenção sempre que necessário e uma evolução constante das ferramentas.
A equipe fica disponível também para apoio na configuração e regras dos alarmes do sistema, bem como para o acompanhamento das informações monitoradas. Deste modo a Sensorweb apoia de forma consultiva a equipe do ICESP na melhoria dos processos relativos ao monitoramento de temperaturas.”

Allan Andrade, Gerente de Engenharia

Conheça a solução prática para monitoramento de temperatura.Clique aqui e solicite apresentação!