Clínica de Neoplasias Litoral Oncologia - Sensorweb

Clínica de Neoplasias Litoral Oncologia, Jul/2016

Monitoramento de Temperatura em Câmaras e Ambientes

Clínica Oncológica em Itajaí/SC

A Clínica de Neoplasias Litoral localizada na cidade de Itajaí (SC) é especializada em Oncologia Clínica e tem como visão oferecer atendimento de qualidade aos seus pacientes. Junto a sua equipe de profissionais experiente e qualificados, a diretoria da clínica tomou a decisão de monitorar os quimioterápicos e outros medicamentos de alto custo com Sensorweb em Outubro de 2015.

Um dos fatores que levou a Clínica de Neoplasias Litoral a investir em monitoramento contínuo e online foi sua missão de buscar o aprimoramento em protocolos, com o intuito de  manter um rigoroso padrão de controle nas medicações e materiais utilizados em seus pacientes.

A Sensorweb conheceu a Clínica de Neoplasias Litoral através de uma indicação. Após apresentação da solução, a contratação e implantação foi quase imediata. Na sequência, a equipe da clínica recebeu o treinamento para uso completo da nossa solução.

Antes da Sensorweb

Antes de existir o monitoramento contínuo com a solução Sensorweb, os registros na clínica eram realizados manualmente, somente uma vez por dia conforme indicações governamentais. O acompanhamento das temperaturas acontecia apenas durante o período em que havia assistência farmacêutica no local.

Os riscos de monitorar e registrar manualmente se tornaram evidentes no momento em que ocorreram desvios na temperatura do ambiente e também da câmara. No entanto, estes desvios só eram diagnosticados no início do turno, ou seja, por aproximadamente quase 12 horas os medicamentos ficavam sem monitoramento e qualquer problema mais grave poderia ter ocorrido sem que ninguém fosse alertado. Por sorte, os eventos mais graves foram diagnosticados em tempo, sem causar danos aos medicamentos ou mesmo perda de insumos.

Em relato, o acontecimento mais grave foi decorrente de um problema técnico na câmara de conservação, por isso, a equipe acionou o seu plano de contingência, que nessa situação, foi armazenar os medicamentos em isopores com controle constante da temperatura (manual) até transferir para uma outra câmara que estivesse com as condições de temperatura estável.

Depois da Sensorweb

Foi somente após a implantação da solução Sensorweb, que a equipe conseguiu obter maior agilidade no registro das temperaturas. O agendamento automatizado de relatório na plataforma online permitiu que as temperaturas registradas (minuto a minuto) fossem enviadas diariamente para a equipe. Com estes relatórios gerados, a equipe obteve um controle mais preciso das variáveis de temperaturas e, agora, podem atuar também naquelas 12 horas que antigamente ficavam sem monitoramento.

Para a clínica oncológica, a estabilidade físico-química dos medicamentos quimioterápicos são de fundamental importância e garantir que estes fiquem adequadamente armazenados, garantindo esta estabilidade (consequentemente a segurança dos pacientes) é um dos principais motivos de monitorarem continuamente com a solução Sensorweb.

De acordo com a farmacêutica responsável, “com o monitoramento em modo integral, podemos proporcionar uma atuação precisa em casos de desvios de temperatura e assim erradicar/minimizar perdas e prejuízos bastante expressivos”, em especial por se tratar de medicamentos extremamente sensíveis à temperatura ambiente e também altamente custosos, como são quase todos os medicamentos da oncologia.

Hoje a solução Sensorweb se tornou uma ferramenta de extrema importância para a equipe farmacêutica da clínica, pois auxilia para uma melhor segurança no armazenamento de medicamentos a fim de manter o ciclo da cadeia do frio intacto e eficaz para a segurança do paciente.

As vantagens em ter Sensorweb na Clínica de Neoplasias Litoral

“Com o monitoramento em tempo integral da Sensorweb, podemos garantir a qualidade dos medicamentos aqui acondicionados e ter a segurança de que os nossos medicamentos são monitorados 24horas. O atendimento da equipe Sensorweb, quando necessário, é prestado com muita rapidez e atenção, sempre e a qualquer hora.”  Bruna Rodrigues de Senna Waltrick, farmacêutica responsável.

Opinião do cliente

“Como gerente da Clínica de Neoplasias Litoral, hoje tenho maior segurança com relação ao monitoramento de temperatura adequada para nossos medicamentos. Garantir a estabilidade das medicação é garantir um tratamento adequado e de qualidade ao nossos pacientes.”

Andréia Gonçalves Bairros, Gerente Responsável

Conheça a solução prática para monitoramento de temperatura.Clique aqui e solicite apresentação!