Avanços tecnológicos na saúde - Sensorweb

Solução Prática para o Monitoramento de Temperatura

Avanços tecnológicos na saúde

Avanços tecnológicos na saúde

Por Sensorweb em 22/06/2016.

Uma onda de tecnologia invadiu nossas vidas e já não sabemos mais viver sem ela. Em meio a tantos avanços tecnológicos, um novo conceito surgiu: a chamada “Internet of Things” (IoT) ou “Internet das Coisas”. Se você nunca ouviu falar, trata-se de uma evolução tecnológica na qual objetos, dispositivos e equipamentos são conectados uns aos outros através da internet, permitindo acesso instantâneo à informações remotas. De automóveis a eletrodomésticos, é possível conectar qualquer objeto à internet e nós falamos um pouco mais sobre isso aqui.

tecnologia

A aplicação tecnológica na Saúde

Provavelmente, vocês já sabem que a maioria dos exames laboratoriais dependem da tecnologia. Raio-X, tomografia, ressonância magnética, são diversos aparelhos tecnológicos usados nos hospitais já há um bom tempo, entretanto, há novas tecnologias que envolvem a IoT e tem sido muito bem-vinda na área da saúde.

Recentemente, aplicativos destinados para smartphones têm facilitado o acesso do profissional de saúde a informações importantes, como valores de referência laboratoriais, vacinas, bulas de medicamentos, condutas terapêuticas, etc. Durante cirurgias, pacientes são monitorados por aparelhos cada vez mais modernos, mostrando dados minuciosos para a equipe médica. Recentemente, a ANVISA aprovou para a comercialização o Centricity Anesthesia, software que coleta os sinais vitais do paciente durante a cirurgia e os armazena em tempo real, permitindo que o Médico Anestesista mantenha o foco apenas no paciente. A cirurgia robótica também tem evoluído rapidamente, tornando os procedimentos cirúrgicos mais eficazes e reduzindo os possíveis riscos.

Em 2014, a GE Healthcare realizou a pesquisa O Valor do Saber”, sobre a importância dos avanços tecnológicos para a área da saúde, sendo entrevistadas cerca de 10 mil pessoas em dez países, incluindo o Brasil. Os resultados mostraram que, para 87% dos entrevistados, o uso de tecnologias para monitorar a saúde a distância pode ser a mais importante inovação médica dos próximos anos. No Brasil, 47% dos entrevistados acreditam que o tempo de duração das consultas médicas é adequado, enquanto 44% acham que esse tempo não é suficiente e 9% não tem opinião. Sobre prevenção e diagnóstico, 95% acreditam que seria muito importante saber previamente o risco de desenvolver doenças.


Os resultados mostraram que, para 87% dos entrevistados, o uso de tecnologias para monitorar a saúde a distância pode ser a mais importante inovação médica dos próximos anos.


Dentre as tecnologias que os brasileiros acreditam que serão importantes para o futuro da saúde, temos: 1) Tecnologias para monitoramento de saúde fora do hospital (95%); 2) Equipamentos portáteis (94%); 3) Softwares de análise para reduzir o número de cancelamentos e atrasos nos atendimentos (94%); 4) Gravação e armazenamento digital dos dados dos pacientes (93%). Sobre as tecnologias que os entrevistados acreditam que podem mudar o atendimento de saúde: 1) Equipamentos de diagnósticos mais rápidos (83%); 2) Tecnologias que reduzam o tempo de espera em pronto socorros (81%); 3) Acesso instantâneo dos médicos aos dados de saúde dos pacientes (74%); 4) Acesso instantâneo do próprio paciente aos dados médicos (67%); 5) Acesso a um médico online (64%).

Telemedicina

Você já imaginou ser examinado pelo seu médico à distância? A chamada Telemedicina está em alta e já é possível se consultar sem sair de casa, em alguns lugares do mundo. Nesses casos a experiência do paciente é diferenciada, pois os aparelhos modernos permitem que o médico examine você como se estivesse ao seu lado, em tempo real. O paciente pode ser tratado dentro do próprio ambiente familiar, humanizando seu tratamento, e ainda ter as informações sobre sua saúde armazenadas na nuvem. Sensacional, não? Os dados armazenados servem como base para formular hipóteses diagnósticas e otimizar a terapêutica.

Automatização no Monitoramento de Temperatura

Uma novidade para as infraestruturas dos bancos de sangue, clínicas, farmácias e hospitais é a automatização do monitoramento de temperatura e umidade. Refrigeradores, freezers, câmaras frias, caixas térmicas, estufas e salas de tratamento especializado devem ser mantidos em temperatura e umidade adequadas, a fim de assegurar a integridade de vacinas, medicamentos, materiais coletados para exames, materiais de pesquisa, amostras biológicas, órgãos para transplante, etc. A automatização desse monitoramento e registro de temperatura é uma facilidade para a equipe de saúde, evitando que insumos sensíveis e seus ambientes cheguem ao paciente com sua total eficácia, sem ruptura na cadeia do frio. Como funciona essa automatização? Bem, os sensores medem e registram as variações e, se houver desvio nessas variações, o sistema dispara a informação aos responsáveis por meio de SMS ou e-mail, evitando problemas, danos e principalmente perdas para a saúde. Todo o monitoramento é realizado sem necessidade de que a equipe de saúde estar presente, os dados são enviados em tempo real e os registro dos dados ficam na nuvem. Através de qualquer dispositivo, seja celular, tablet ou computador, é possível acessar essas informações de onde estiver, pela internet, permitindo que o responsável monitore e tome medidas necessárias a qualquer momento.

Se interessou pelo assunto e deseja saber mais sobre nosso serviço? É só solicitar a apresentação da nossa solução que entramos em contato com você. No mais, se você tem alguma dúvida a respeito do assunto ou quer se informar melhor, acesse agora o nosso blog com vários conteúdos sobre monitoramento de temperatura, dicas de otimização, armazenagem, estabilidade e tecnologias para o setor.


MATERIAIS RELACIONADOS:

E-book: 9 dicas para escolher um bom Sistema de Monitoramento Contínuo

>> Monitoramento de Temperatura: porque os números não batem?
>> O que é um sistema validável (ANVISA)?
>> Sensorweb: treinando novos clientes
>> O que analisar em softwares para saúde antes de contratar?
>> Como perceber confiabilidade?
>> Porque preciso do certificado de calibração?

Comentário

  1. - 07/03/2016

    Gostei muito deste artigo! Ele sintetizou idéias que vinham desconexas para mim. Resumiu o conceito do trabalho que busco desenvolver com minha marca, meumedicoonline. Tomei a liberdade de republicar no facebook, com a devida referência. Obrigado!

Deixe o seu comentário!