A tecnologia auxilia pessoas e processos na saúde? - Sensorweb

Solução Prática para o Monitoramento de Temperatura

A tecnologia auxilia pessoas e processos na saúde?

A tecnologia auxilia pessoas e processos na saúde?

Por Douglas Pesavento em 12/01/2016.

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Na área da saúde, manter a certeza de que os medicamentos estão seguros para a administração humana é indispensável. São vários os desafios: rastrear os produtos; dispor de um sistema que permita saber em qual paciente foi administrado determinado lote; gerir os saldos, otimizar as aplicações de recursos; reduzir perdas – do recebimento à administração, apenas o que for necessário. Tudo isso é resultado do processo de automatização farmacêutica.

Investir em tecnologia para agilizar e qualificar processos é fato em qualquer setor empresarial. Contudo, só, a tecnologia não basta: é preciso uma equipe consciente e bem treinada para operar essa tecnologia e avaliar os resultados. Dentre os entraves desta alteração nas rotinas está o investimento. Contra isso, é preciso considerar o retorno, pois se há maior controle de perdas, o retorno já é imediato.

Um exemplo deste tipo de recurso aplicado para evitar perdas está no Into – Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Rio de Janeiro, cujo funcionamento se dá por biometria. Os dispensários armazenam os medicamentos e só liberam a partir da prescrição médica computadorizada e para o paciente específico, em horário predeterminado. Dentre outras funções, o sistema adverte manutenção, evita trocas de medicamentos, e por isso aumenta a segurança.

Outro exemplo seria é a manutenção da cadeia de frio, cuja importância nós da SensorWeb damos especial atenção. Da fábrica à administração no paciente, oferecemos controle total da temperatura e permanente histórico com sistema de alertas em tempo real.

No caso da automatização farmacêutica, para que os objetivos sejam alcançados, é necessário o apoio institucional, planejamento adequado de conhecimento de todos os envolvidos, integração entre tecnologia e sistema operacional, acompanhamento no processo de implantação, sistema estável, mudança na cultura profissional, envolvimento da equipe, treinamento contínuo, assistência 24 horas, manutenção preventiva e corretiva, plano de contingência. Ou seja, uma série de requisitos importantes para que a tecnologia faça parte do dia a dia da equipe, também fazendo do treinamento um trabalho de aceitação dos colaboradores para que todos compreendam que o objetivo é obter melhorias para todos, sejam equipes, gestores, diretores, unidades e instituições.

Na escolha da tecnologia de monitoramento contínuo, temos algumas dicas.

Capacitação e atendimento adequado

A melhor empresa a se contratar deve ser aquela que possua profissionais qualificados e com treinamento suficiente para tirar de letra os seguintes requisitos:

  • Ser educado.
  • Possuir disponibilidade para realizar horas extras nas emergências.
  • Ser sociável e de entrosamento rápido.
  • Possuir know-how suficiente para findar problemas o mais rápido possível.

Além disso, uma boa empresa de CMS (sistema de monitoramento contínuo) deve ser capaz de mobilizar todos os seus setores de atuação para atender às necessidades de seus clientes. Na hora de avaliar uma empresa de CMS, leve em consideração o horário de atendimento do suporte e solicite o contato de outros clientes para saber se o atendimento prestado foi satisfatório.

Certificações sobre a qualidade

Na grande maioria dos casos, muitos clientes e fornecedores encaram os produtos voltados para o mercado de CMS como mercadorias comuns. No entanto, servições ofertados por empresas de CMS devem levar em conta o sistema de qualidade dessas companhias, exigindo certificações industriais e histórico de vendas bem sucedidas. Opte sempre pela empresa que possuir certificados e que possua um bom histórico com seus usuários. Isso diminuirá os riscos ao seu negócio.

Know-How

Uma empresa de CMS deve ter profundo conhecimento sobre diferentes aplicações e sistemas. Empresas com experiência no assunto conhecem os mais variados ambientes regulatórios e padrões da indústria. Mas cuidado, essa experiência deve ir além do setor de vendas das fornecedoras, abrangendo também os setores técnicos, estratégicos, de suporte e desenvolvimento de softwares.

Presença Nacional

Se a sua empresa possui capacidade de atender por todo o país, será importante levar em conta a abrangência de atuação dessa fornecedora. Isso porque problemas podem, no melhor dos casos, atrasar o suporte a sua necessidade, o que tem grandes chances de se transformar em prejuízo. Por isso, se você possui negócios em todo o país, conte com uma empresa fornecedora que também atua de forma nacional.

E lembre-se sempre: a melhor tecnologia deve ser comanda por uma equipe técnica bem treinada e interessada em aprimorar os processos.

É hora de agir: entre em contato conosco para conhecer os benefícios que podemos proporcionar para sua empresa. Não se esqueça de deixar o seu comentário abaixo, sua opinião é muito importante para nós.


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