Sensorweb palestra sobre Validação de Sistemas Computadorizados em Florianópolis - Sensorweb

Solução Prática para o Monitoramento de Temperatura

Sensorweb palestra sobre Validação de Sistemas Computadorizados em Florianópolis

Sensorweb palestra sobre Validação de Sistemas Computadorizados em Florianópolis

Por Raabe Moro em 12/08/2016.

Nos dias 8 e 9 de Agosto de 2016 a IDD Propriedade Intelectual organizou o Seminário: Sistemas de Gestão da Qualidade e Validação em Florianópolis, com o objetivo de auxiliar diversas indústrias farmacêuticas e cosméticas quanto as RDC 47/2013 Saneantes e RDC 48/2012 Cosméticos. Ambas as RDCs tem em seu teor assuntos quanto a gestão da qualidade e a validação de produtos, processos e sistemas.

No primeiro dia, o seminário trouxe conceitos importantes relacionados aos sistemas de gestão da qualidade e as alterações significativas das RDCs 47 e 48 de 2013. Também apresentou-se mapa para implantação das Boas Práticas de Fabricação (BPFs), abordando tópicos como: instalações, documentação, pessoal, produção, auditoria e autoinspeção.  Para o segundo dia, o seminário apresentou os conceitos de validação de diversas etapas da BPF, além do investimento, planejamento e adequação necessárias para a implantação de cada um desses conceitos. Os principais tópicos do segundo dia foram sobre validação, tais como:  plano mestre de validação, validação de metodologia analítica, de limpeza, de sistemas computadorizados, de sistemas de purificação de água e de processos.

A Sensorweb patrocinou o evento e também palestrou a respeito da Validação de Sistemas Computadorizados, além de também palestrarmos sobre a importância das temperaturas nos processos de pesquisa, desenvolvimento e produção dessas indústrias. Ana Paula Chenet, Customer Success, e Sharon Godinho, Farmacêutica e Gestora Comercial, apresentaram as etapas de como projetar e tornar um sistema validável de acordo com a ANVISA para o monitoramento da cadeia do frio e apresentaram o exemplo prático de validação que a Sensorweb têm realizado com alguns clientes.

Foi um grande prazer apresentarmos um pouco da experiência de validar sistemas, que até já comentamos aqui em outro post “O que é um sistema validável segundo a Anvisa?”, esperamos repetir essa dose de trocas de informação e conhecimento com outras instituições. Confira abaixo algumas imagens da palestra:


validação de sistemas computadorizados sensorweb
palestra sensorweb
palestra sensorweb


MATERIAIS RELACIONADOS:

E-book: 9 dicas para escolher um bom Sistema de Monitoramento Contínuo

>>  “A saúde ficou cara demais!”
>> O uso do glicerol no monitoramento de temperatura
>> A tecnologia auxilia pessoas e processos na saúde?
>> Indústria Farmacêutica, a cadeia do frio e seus desafios

Deixe o seu comentário!