Por um armazenamento de medicamentos com mais qualidade, tecnologia e automatização - Sensorweb

Solução Prática para o Monitoramento de Temperatura

Por um armazenamento de medicamentos com mais qualidade, tecnologia e automatização

Por um armazenamento de medicamentos com mais qualidade, tecnologia e automatização

Por Giovanni Piazza em 07/08/2014.

Armazenamento de Medicamentos

Em um país em que desperdiça cerca de 1 bilhão de reais em medicamentos por ano, é incontestável a necessidade de cuidados com o armazenamento e a área de qualidade nas instituições que lidam com estes materiais no dia-a-dia. Um bom controle de qualidade no transporte, manuseio e estocagem dos medicamentos é essencial para evitar as perdas e os consequentes prejuízos financeiros.

Recomendações como a avaliação minuciosa dos itens recebidos da transportadora;  realização de inventários periódicos nos estoques; inspeção frequente para identificar possíveis degradações; e a estruturação de um bom local de armazenamento de medicamentos (respeitando os critérios de isolamento de incidência da luz solar, manutenção das faixas de temperatura ideais e espaçamento dos estoques para fácil acesso e manuseio dos medicamentos) são bastante importantes para reduzirmos estes desperdícios. Entretanto, acreditamos que há mais a ser feito para otimizar este controle de qualidade.

Com a automatização e as tecnologias que dispusemos hoje, podemos melhor trabalhar pontos distintos na melhoria da qualidade:


Autonomia quanto ao fator humano

Sem necessidade do fator humanoMuitos dos procedimentos utilizados hoje para qualidade e armazenamento de medicamentos dependem de ações humanas, sendo bastante suscetíveis a falhas ou equívocos. Principalmente no caso de medicamentos termolábeis ou que necessitam ser mantidos em condições especiais (como agitação, luminosidade, entre outros), isso é arriscado. A presença física nas proximidades como único procedimento de acompanhamento – como por exemplo para conferência periódica ou anotações manuais – possui limitações sérias.  Considerando que dificilmente haverá alguém disponível a todo momento, como finais de semana, feriados ou períodos fora de expediente, um método automatizado de garantir a conservação dos itens armazenados é o que acreditamos ser o ideal – fazendo esta conferência mesmo quando não há alguém no local.


Confiabilidade e segurança remota

Acompanhamento RemotoAtrelado à necessidade da presença humana, o acompanhamento apenas por vistorias e presença física gera falta de segurança na falta de pessoal há todo momento. É importante garantir a qualidade e bom armazenamento de medicamentos há todo instante, sendo recomendado o uso de soluções com alarmes e sistemas de alerta, possibilitando o acompanhamento mesmo de modo remoto das condições.


Melhores resultados com menos trabalho

Melhores ResultadosAutomatizando os aspectos de acompanhamento, o registro pode ser constante e mais facilmente acessado. A sistematização fornece praticidades em relação a busca e análise dos dados, mantendo histórico de informações a poucos cliques de distância. Nas marcações manuais, como planilhas de controle e de registro de informações, há bastante dificuldade em localizar os dados registrados depois de um tempo (principalmente em casos de auditoria e conferências técnicas). Acreditamos que com a automatização seja possível reduzir o trabalho (menos horas de pessoal para lidar com os dados e registros) aumentando o resultado (tendo maior confiabilidade, praticidade e segurança).


Com os avanços tecnológicos, vemos um horizonte cada vez maior para as áreas de qualidade, que só tem a ganhar investindo em soluções mais inteligentes.

Caso tenha interesse, fornecemos alguns materiais gratuitos sobre a conservação de insumos na área da saúde, dispoíveis em nossa biblioteca de conteúdos gratuitos. Acesse abaixo:

Clique para acessar nossa biblioteca de conteúdos gratuitos e fazer seu download.

Deixe o seu comentário!