Segurança e integridade de dados no setor logístico - Sensorweb

Solução Prática para o Monitoramento de Temperatura

Segurança e integridade de dados no setor logístico

Segurança e integridade de dados no setor logístico

Por Sensorweb em 25/07/2018.

Seja bem-vindo ao último (mas não menos importante) passo na nossa jornada sobre segurança e integridade de dados na Saúde.

~fazendo um flashback~ Já falamos sobre a importância da segurança de dados na Saúde, sobre os prejuízos que falhas no sistema podem trazer para a saúde e sobre a segurança e a integridade de dados na indústria farmacêutica. Pegando carona na indústria farmacêutica, então, quem encerra o nosso ciclo são as empresas logísticas e o quanto a segurança e a integridade de dados também são fundamentais para o setor.

Como falamos no nosso último encontro, tal setor é – junto com a indústria farmacêutica – uma das duas engrenagens diretamente responsáveis pelo perfeito funcionamento da “máquina” da Saúde.

E já que os encarregados por fabricar todos os insumos indispensáveis para a existência e eficiência da Saúde do país como um todo já marcaram presença na nossa série especial de textos sobre segurança de dados, nada mais justo do que finalizá-la com um material pensado especialmente para aqueles que distribuem todos esses insumos pela imensidão do Brasil: as empresas do setor logístico.

Vale reforçar, porém, que nosso encontro de hoje não é exclusivamente voltado para quem faz parte do universo logístico. Ele é um complemento de tudo que foi dito e analisado até aqui sobre segurança de integridade de dados na Saúde. Por isso, se o que você deseja é bom conteúdo e informação, se já nos acompanha ou se está chegando agora, seja bem-vindo!

Ter você com a gente nessa jornada é fundamental para seguirmos em frente.

É preciso cuidar da engrenagem

A importância do desenvolvimento de boas práticas de segurança na internet cresce na mesma proporção que relacionamentos e negócios online se estabelecem em um mundo altamente conectado. Não é segredo para ninguém que a grande rede tem duas faces bem opostas: ao mesmo tempo que abre portas e oferece grandes oportunidades, ela expõe pessoas e empresas a riscos, principalmente quando há descuidos e comportamentos inadequados. Lembre-se: cibercriminosos buscam sempre pelo elo mais fraco de qualquer cadeia. E no setor de logística para a Saúde não poderia ser diferente.

~foquemos, então, na logística de medicamentos e insumos~

Como já falamos, os processos logísticos são umas das principais engrenagens para o perfeito funcionamento da área da Saúde como um todo. E apenas uma peça quebrada nessa engrenagem pode comprometer a cibersegurança de todo o processo. Afinal, qualquer incidente que impacte na integridade e no compartilhamento de dados pode colocar o negócio em risco.

Sabendo do quão importante a segurança e a integridade de dados são para todo o sistema de Saúde, as empresas do setor de logística precisam priorizar a segurança e o monitoramento de informações (sejam elas críticas ou não), oferecendo os mais altos níveis de proteção de dados e continuidade dos negócios.

Antes de mais nada, é muito importante entender a fundo todo o ambiente de TI da empresa da qual você faz parte, reconhecendo, principalmente, os processos críticos e o impacto que incidentes ou acontecimentos inesperados podem causar. Com esse primeiro olhar mais atento e profundo, já vai ser possível identificar as soluções mais indicadas para a sua realidade, reforçar as capacidades de se reerguer em caso de “queda” e priorizar áreas críticas, além de integrar pessoas, ambientes e estratégias.

Tecnologia é essencial

A automatização dos processo é parte fundamental em empresas do setor de logística. E se chegamos até aqui, é preciso reforçar que a tecnologia é uma aliada muito importante, pois é ela quem permite uma melhor comunicação entre as áreas, automatiza as atividades, garante maior agilidade, segurança e confiabilidade dos dados e redução de erros. Sem contar a geração de relatórios e informações em tempo real, que são extremamente úteis para a tomada de decisão, determinando o futuro do negócio.

É possível, inclusive, perceber que o mercado está atento a essa nova realidade do setor, uma vez que já é possível encontrar uma série de soluções que auxiliam e aprimoram todos os processos logísticos. Ah! E os benefícios que elas trazem são incontáveis! Afinal, foram pensadas e desenvolvidas especialmente para o setor.

Aliados são sempre bem-vindos, não é mesmo?!

Use a tecnologia a seu favor

Uma vez que a tecnologia já é uma realidade no seu dia a dia, use-a a seu favor! Existem diversos caminhos para que essa parceria – entre você, a sua empresa e a tecnologia – seja de muito sucesso. Aqui a gente mostra cinco passos (é claro que existem outros!) que, com certeza, vão deixar seus dados seguros e íntegros, além de facilitar a realidade do seu negócio.

  • A quantidade de dados que o setor logístico gera diariamente é muito grande. Com isso, ficar sem utilizar meios tecnológicos faz com que fique praticamente impossível acompanhar todas as rotinas e controlar os dados e informações importantes. Ou seja: o controle de processos é fundamental e o investimento em tecnologia essencial para que as operações sejam realizadas de forma mais confiável, segura e com menores índices de erros e falhas. Quanto mais uma empresa está disposta a investir em soluções tecnológicas, mais seguros e assertivos os processos se tornarão.

  • Uma das grandes vantagens da utilização da tecnologia na logística é a integração entre os processos e áreas da empresa. Sistemas integrados permitem que a comunicação seja fluida e, na maioria das vezes, realizada em tempo real. Além disso, essa integração traz aumento na produtividade, redução de erros e necessidade de retrabalho e maior segurança de dados. Afinal, tal passo faz com que processos sequenciados recebam informações automaticamente, agilizando a conclusão de qualquer que sejam as atividades em andamento.

  • Rastrear cargas em tempo real é uma das melhores soluções que o uso de tecnologia de ponta traz para o setor de logística. Essa aplicação permite que as empresas acompanhem os status de seu transporte, sinalizando ocorrências de maneira instantânea. Isso facilita (caso seja oportuno) a tomada de decisão e o bloqueio (ou rastreio) de dados e informações críticas – mesmo à distância.

  • Equipes externas são uma realidade quase totalitária em empresas de logística. E a sua gestão pode ser aprimorada através da utilização de tecnologia mobile, que permite o acesso e às informações de qualquer lugar, a qualquer momento. Em tempos em que a comunicação ágil acaba sendo um diferencial a tecnologia mobile exerce um papel essencial para garantir que o fluxo de informações siga sempre o melhor caminho.

  • A gestão de estoques ainda é vista como uma área operacional com a supervisão da logística. Qualquer erro, porém, pode afetar setores vitais da empresa – como Comercial, Vendas ou Financeiro, por exemplo – e os prejuízos podem ser incalculáveis. Nesse sentido, poder contar com um sistema que automatize os processos, trazendo precisão para a execução das atividades, é essencial. Dando esse passo, você elimina os trabalhos manuais, reduz os índices de erros e retrabalhos, aumenta a produtividade e ainda reforça a segurança, a confiabilidade e a integridade dos dados.

Segurança e integridade de dados ao alcance das mãos (e do bolso)

Até aqui, falamos muito em “investimento” e isso, talvez, tenha acendido uma luz de alerta. Afinal, falar de dinheiro – ainda mais quando se trata de um negócio de grandes proporções – é sempre delicado.

Como alternativa (ou grande aliado) a tudo que mostramos ali em cima, uma informação bacana e que vale ser compartilhada é que, ao contrário do que muitos pensam, não é mais necessário realizar um alto investimento na contratação de um sistema de segurança e integridade de dados. Hoje em dia existem diversas opções de sistemas em nuvem no mercado.

Mas, peraí. Sistemas em nuvem?! É isso mesmo! Graças às nuvens, os dados armazenados podem ser acessados em qualquer lugar, a qualquer hora, sem que haja a necessidade de instalação de qualquer outro programa – basta ter um computador ou dispositivo conectado à internet. Além disso, a implementação desse tipo de sistema é rápida e de baixo custo, mas por possuir plataformas Big Data, proporciona o armazenamento e processamento de uma grande quantidade de informações e dados em tempo real.

É ou não é a solução perfeita quando o assunto é segurança e integridade de dados no setor logístico?! 🙂

Ah! Quer falar mais com a gente sobre isso?! É só clicar aqui 🙂 Lembre-se: a Sensorweb está sempre a postos para oferecer a melhor solução para o seu negócio.

Aliviando os riscos

Ter a tecnologia como parceira faz com que os custos sejam reduzidos, os processos otimizados e com que sua empresa tenha um fluxo cada vez mais bem definido. É preciso estar com a mente aberta e não acreditar que existe apenas um modelo de atuação. O mercado e os clientes mudam constantemente e cabe a nós acompanhar isso de maneira próxima, atualizada e realista.

É aquilo que a gente sempre fala: para diminuir os impactos negativos dos riscos na área de segurança e integridade de dados é primordial que as empresas – independentemente do setor ao qual pertençam – contem com profissionais e especialistas de alto nível e ferramentas para gestão efetiva desses riscos. Quando o assunto é uma das principais engrenagens responsáveis pelo sucesso e bom funcionamento da Saúde, investimento e prioridade são as palavras de ordem.

E você, que faz parte do setor logístico, os dados de sua instituição estão seguros?! Seu sistema já teve alguma falha ou ameaça?! Se sim, qual?! Quais foram os investimentos quando o assunto é segurança de dados?! E você, da área da Saúde, nossa série especial de textos sobre segurança de dados foi útil?! Você tem algum comentário ou sugestão?! 

Conta pra gente a sua história, divide com a gente a sua experiência! Lembre-se que nossa caixa de comentários está logo aqui embaixo, te esperando de braços abertos! Esse contato é muito importante para nós 🙂


ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES:

infográfico validação de sistemas
>> Segurança e integridade de dados na indústria farmacêutica
>> Alerta: que prejuízo as falhas na segurança de dados podem trazer para a saúde?
>> A importância da segurança de dados na saúde
>> Desvendando o universo da Engenharia Clínica
>> Big Data e Inteligência Artificial na Saúde

Deixe o seu comentário!