Conservação de pesquisas na saúde: um caso de perdas evitadas com a solução SensorWeb - Sensorweb

Solução Prática para o Monitoramento de Temperatura

Conservação de pesquisas na saúde: um caso de perdas evitadas com a solução SensorWeb

Conservação de pesquisas na saúde: um caso de perdas evitadas com a solução SensorWeb

Por Douglas Pesavento em 20/08/2014.

Algo que nos dá muita alegria em nosso dia a dia e fazem do nosso trabalho um grande desafio, são notícias de sucesso e de resultados na utilização da nossa solução. Estas notícias comprovam o resultado do investimento realizado na solução SensorWeb, ao evitar perdas de materiais em pesquisas na saúde com custos inestimáveis, como foi o caso do Dr. Guilherme Silveira do Instituto Carlos Chagas – FIOCRUZ. Após o incidente ocorrido no Laboratório, conversamos com o Dr. Guilherme a respeito  e trazemos aqui seu depoimento.


SensorWeb: Como foi a ocorrência?

Dr. Guilherme: Devido a obra estrutural no prédio onde está localizado o ICC, ocorreu uma queda parcial de energia, que afetou a sala onde estão localizados os Ultra Freezers (UF). Como a ausência de energia ocorreu apenas nesta sala, o sistema de gerador não foi acionado. Esta ocorrência foi às 6h da manhã de sábado, horário em que não havia pessoal no prédio que pudesse perceber a queda de energia.

S: O que a solução SensorWeb lhes alertou? Como receberam estes alertas?

G: Com a queda da energia, as temperaturas dos UFs, os quais trabalham em uma faixa de -70°C, não puderam ser mantidas. Com o monitoramento desta temperatura pelos equipamentos da SensorWeb, a falha pode ser percebida, via e-mail e SMS, antes que a temperatura atingisse valores críticos.

S: O que estava sendo monitorado? Eram materiais de pesquisa?

G: Foram afetados 4 Ultra Freezers. Nestes são armazenados diferentes materiais biológicos como insumos, reagentes, material de pesquisa para ser analisado, e principalmente estoques de suspensão contendo partículas virais. Estas duas últimas, em alguns casos, são insubstituíveis, pois são provenientes de isolados de casos clínicos.

S: O que foi feito uma vez que receberam os alertas?

G: O Pessoal responsável por receber os alertas veio até o ICC, onde foi possível constatar a falha na energia elétrica. Estes então acionaram o setor de Logística e Infraestrutura do ICC, para que o problema pudesse ser solucionado.

S: Caso fosse usando o termômetro e a planilha impressa, quanto tempo depois vocês ficariam sabendo do problema?

G: Provavelmente algumas horas depois, pois como a falha ocorreu em um final de semana, o horário de circulação de pessoal no ICC é incerto. Na pior das condições, isso seria apenas percebido apenas dois dias depois, quando provavelmente o material biológico estaria inutilizado.

S: Qual o prejuízo que haveria caso estes insumos fossem perdidos?

G: No caso de reagentes, fica difícil calcular monetariamente, pois a quantidade de material que esta dividido entre os 4 UFs é pequena. Porém, a maior perda seria as amostras biológicas, pois estas são insubstituíveis, uma vez que são provenientes de isolados clínicos.


Trouxemos hoje um caso que ocorreu com o ICC – Instituto Carlos Chagas, onde a solução SensorWeb possibilitou evitar perdas de valor inestimável em pesquisas na saúde. Esta é a causa principal por trás da solução SensorWeb e do sistema de monitoramento: utilizar a tecnologia e conectividade para conservar os insumos e a saúde. Este caso específico com o ICC ilustra muito bem o que visamos com todo nosso trabalho, e nos gratifica muito poder contribuir para a área de saúde e seus avanços.

Caso tenha interesse em conhecer outros casos de uso do SensorWeb para monitorar materiais de pesquisas na saúde ou demais aplicações, acesse nossa área de Cases.

Clique para acessar nossa biblioteca de conteúdos gratuitos e fazer seu download.

Deixe o seu comentário!