Mercado de alimentos sofre enormes perdas: um dos motivos é a falta de cuidados com as temperaturas - Sensorweb

Solução Prática para o Monitoramento de Temperatura

Mercado de alimentos sofre enormes perdas: um dos motivos é a falta de cuidados com as temperaturas

Mercado de alimentos sofre enormes perdas: um dos motivos é a falta de cuidados com as temperaturas

Por Douglas Pesavento em 31/07/2014.

Monitorar-Temperatura-AlimentosDe acordo com as Nações Unidas, o mundo perde 30% de todo alimento que é produzido – uma quantia de fato exorbitante – equivalente a 1,3 bilhão de toneladas de alimentos. No Brasil, conforme a Embrapa, a maior porcentagem dos danos e desperdícios acontece nas etapas de manuseio e transporte, contando com 50% das perdas. Entre os motivos para esta enorme perda, está a falta de estrutura e gestão da cadeia do frio.

A cadeia do frio consiste em uma série de procedimentos necessários para manter a temperatura dos alimentos ou fármacos nas faixas ideais de temperatura, desde a produção até a venda ou consumo final. Já mencionada em outras postagens da SensorWeb, a etapa de transporte, na cadeia do frio, constitui hoje para as indústrias e instituições da saúde uma das maiores dificuldades para manter o registro e o monitoramento constante da temperatura.

Controle Eficaz de TemperaturaAs ferramentas e métodos de controle de temperatura (como o uso de caminhões frigorificados, termômetros digitais, dataloggers, sistemas de monitoramento) não são adotadas por todos envolvidos, gerando perdas e falhas para a segurança dos alimentos.

Se faz necessário o uso de métodos que, preferencialmente integrados e inteligentes, façam o acompanhamento das temperaturas, procedência e validade, com garantias de que elas não saiam das faixas ideais, e que possam evitar estas perdas de milhões e milhões de toneladas em alimentos.

Imagine você, que por falta de procedimentos adequados, quantas famílias deixam de ser alimentadas por um ano inteiro? Quantas famílias seria possível alimentar com estes 1,3 bilhões de toneladas de alimentos, que atualmente são desperdiçados? É uma realidade triste, principalmente em um mundo onde ainda há cerca de 800 milhões de pessoas que passam fome. Nossa visão é justamente reverter este quadro.

As soluções disponíveis hoje no mercado suprem demandas de medição, controle e registro em elos isolados da cadeia, porém carecem de uma integração ou monitoramento contínuo, que minimize estas falhas que acarretam tantas perdas.

Cadeia-do-Frio

Acreditamos que a “Internet das Coisas” e os sistemas de monitoramento inteligentes das temperaturas, áreas em que a SensorWeb atua e que pretende cada vez mais inovar e gerar soluções diferenciadas, sejam fatores-chave para superarmos estes desafios. Estamos trazendo cada vez mais avanços e buscamos reduzir consideravelmente esta porcentagem de desperdício de alimentos.

Deixe o seu comentário!