Como dashboards auxiliam a gestão da cadeia do frio - Sensorweb

Solução Prática para o Monitoramento de Temperatura

Como dashboards auxiliam a gestão da cadeia do frio

Como dashboards auxiliam a gestão da cadeia do frio

Por Giovanni Piazza em 29/09/2014.

A cadeia do frio é um processo que envolve a manutenção das condições ideais de temperatura desde os estágios iniciais da produção de um insumo até a utilização final deste. É aplicável principalmente ao universo da indústria de saúde e alimentos, que precisam manter este rígido controle para evitar danos e perdas para os usuários e instituições envolvidas.

Gráfico Dados Temperatura ConfusosPara garantir a conservação dos materiais nestas faixas de temperatura, ao longo da Cadeia do Frio, muito trabalho é necessário, e muita informação é envolvida. Para ter o conhecimento de que os produtos foram mantidos como deveriam, é preciso um monitoramento contínuo destas variáveis – gerando um grande número de dados para cada unidade monitorada, que não são de fácil compreensão, como no exemplo da imagem. O que poderia ser uma solução, na verdade pode acabar agravando o problema. De nada vale haver o registro e acompanhamento dos dados se eles não forem facilmente visualizados e transformados em informações úteis para a gestão da cadeia. É aí que entra o principal valor dos Dashboards ou Painéis de Controle.

Como dashboards auxiliam a gestão da cadeia do frioOs Dashboards são meios de sintetizar e tornar acessíveis em poucos segundos apenas as informações mais importantes e relevantes para uma boa gestão. Aplicado na cadeia do frio, por exemplo, podemos mencionar o uso de Dashboards indicativos do status atual da temperatura de cargas, equipamentos ou unidades monitorados – destacando informações uma vez que haja algo preocupante quanto a um dos pontos. Por meio destes painéis visuais, não é preciso por exemplo fazer o registro ou a conferência de milhares de planilhas impressas para acompanhar a situação dos insumos, ou ainda analisar uma grande tabela de dados gerada por um datalogger. Dashboards são simples, práticos e diretos ao que interessa: evitando que você perca tempo com análises infindáveis de dados e mais dados.

Dashboard ICESP

Trazemos neste post um exemplo do bom uso de Dashboards para gerenciar a cadeia do frio no BPSP – Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. O BPSP tem mais de 44 pontos da cadeia do frio monitoradas em tempo real, entre refrigeradores, freezers e ambientes de farmácias – monitorando tanto sua farmácia central como as farmácias satélites por meio de dashboards e alertas remotos. Com os Dashboards eles realizam todo o controle do frio dos produtos, medicamentos e sangue, centralizando tudo em um painel visual de fácil acesso e visualização das informações que precisam, como apresentado na imagem.

Com a tecnologia e inovação que dispomos hoje, a obtenção de dados está muito facilitada, porém não são só os dados em si que realmente importam, e sim o que você faz com eles. Para a Cadeia do Frio, é preciso de soluções que transformem estes dados em informações úteis e facilmente compreensíveis para auxiliar na gestão e na tomada de decisões ágeis e inteligentes. Os Dashboards estão aqui para isso, como uma tendência crescente e uma solução para nossos problemas.

Caso queira conhecer mais sobre a solução utilizada no BPSP, confira o Case de Monitoramento de Temperatura e Umidade nas Farmácias do BPSP, ou ainda a Solução SensorWeb.

Comentários

  1. - 26/10/2014

    muito interessante! fácil, otimiza bem o tempo! parabéns

  2. - 22/05/2017

    sim e uma informação muito boa, mas muito aro para nos do estado MT sao varias veladeiras de vacinas mas e otimo.

    • - 22/05/2017

      é possível ter acesso a essas informações e ter isso implantado em todo o Brasil. Converse conosco que eu te apresento como! ;)

Deixe o seu comentário!