Como a tecnologia está mudando o Monitoramento de Temperatura - Sensorweb

Solução Prática para o Monitoramento de Temperatura

Como a tecnologia está mudando o Monitoramento de Temperatura

Como a tecnologia está mudando o Monitoramento de Temperatura

Por Sensorweb em 21/05/2017.

No nosso último post, mostramos alguns motivos que podem ser os responsáveis pelo não-funcionamento ideal do seu sistema de monitoramento. Com isso, chegamos, entre outras conclusões, à seguinte: a tecnologia é uma aliada de peso quando o assunto é um Monitoramento de Temperatura eficaz.

E é exatamente sobre isso que vai ser o nosso papo de hoje: como a tecnologia está mudando este cenário e como ela pode (e deve) fazer parte do dia a dia da sua instituição de saúde.

9 dicas monitoramento temperatura contínuo

Eficácia é fundamental

Já te falamos várias vezes, mas nunca é demais reforçar: um sistema de Monitoramento de Temperatura eficaz é fundamental para o sucesso (e para a saúde – com o perdão do trocadilho) de sua empresa. E, para isso, a certeza de que os insumos armazenados estão seguros é indispensável.

Ter essa certeza traz muitos desafios: rastrear os produtos, dispor de um sistema que administre tudo de forma correta e com zero margem de erro, gerir os saldos, otimizar a aplicação de recursos, além de reduzir perdas – é claro.

Se você está se perguntando como esses desafios podem ser encarados de frente, rumo ao sucesso e à eficácia definitiva do seu sistema de monitoramento, vem com a gente, que é exatamente isso que vamos te contar a seguir 😉

Só a tecnologia não basta

Antes de chegarmos às vias de fato (a tecnologia e tudo que esse vasto universo tem para oferecer), precisamos chamar sua atenção para uma questão importante: para que a forma de monitorar e registrar temperaturas alcance um resultado satisfatório, é preciso, além de uma mudança na cultura profissional da empresa, dispor de uma equipe consciente, eficiente, engajada e bem treinada para colocar em prática tudo que o novo sistema vai disponibilizar. Esses, entre outros, são requisitos fundamentais para que a empreitada rumo ao controle de cadeia do frio ideal seja bem-sucedida.

Portanto, mãos à obra e nada de pensar que para isso é preciso “gastar muito dinheiro”. Enxergue a aposta em uma tecnologia de ponta e em um time de peso como um investimento. Afinal, quando se há maior controle de perdas, especialmente de insumos e produtos de valor inestimável, a melhoria nos serviços prestados e o retorno são imediatos.

Vamos à tecnologia!

Ok. Nós achamos que até aqui já conseguimos (pelo menos começar a) te mostrar porque andar de mãos dadas com a tecnologia quando o assunto é Monitoramento de Temperatura é a chave para o sucesso.

“Mas, Sensorweb, além de um maior controle de perdas e trabalhar com um time realmente qualificado, quais são os reais benefícios quando utilizamos sistemas automatizados e contínuos?!”.

Seu pedido é uma ordem! Quando sugerimos que sistemas de monitoramento de temperatura e tecnologia andem de mãos dadas, estamos falando nada mais, nada menos, de monitoramento online. Então, vamos a ele.

Monitoramento online

O uso de planilhas impressas precisa ser zerado. Definitivamente. Para que o controle de temperatura seja, de fato, eficaz, é fundamental “ver além” das simples anotações manuais, utilizando equipamentos que possuam sensores conectados à rede local de computadores e transmitam automaticamente os registros de medição. E quando falamos em “rede local de computadores”, queremos dizer que a infraestrutura da empresa não é, de fato, utilizada e os sensores são conectados à internet. Quer melhor que isso?! 😉

Tá aí o grande diferencial do monitoramento online: ele permite um acesso remoto a todas as informações, dispensando a presença física e full time do responsável pela medição dentro da instituição.

A coisa é mais simples do que parece: uma vez que os sensores estão conectados à internet sem fio, o usuário pode conferir se está tudo bem e acessar as temperaturas em tempo real, onde quer que ele esteja, em qualquer dispositivo. E tem mais! Além de receber todos os dados dos ambientes programados, os mesmos vão para uma “nuvem”, permitindo que o processo não seja interrompido mesmo quando a empresa estiver offline.

Mas é só isso?! Não! O monitoramento online é uma solução evolutiva e de manutenção constante. Ou seja: quando sua empresa contrata esse modelo de serviço diversos benefícios estão garantidos, como suporte 24 horas por dias, 7 dias por semana para a solução de monitoramento; substituição, manutenção, troca de bateria e calibração dos sensores; e melhorias constantes no software, além de alteração de alertas de acordo com a necessidade. E o melhor: o custo disso tudo está incluso no valor mensal pago à empresa prestadora do serviço. É ou não é um investimento e tanto?! 😉

surrender

Renda-se

Se a empresa da qual você faz parte ainda utiliza a boa (?!) e velha planilha de registros manuais, precisamos reforçar: já passou da hora de se render à tecnologia, garantir a integridade dos itens armazenados e prestar, cada vez mais, um serviço incrementado e de qualidade.

Adotar um sistema de monitoramento contínuo online só traz coisa boa. Como grande parte das tecnologias, ele contribui para otimizar o tempo, economizar recursos financeiros e evitar falhas humanas, além de permitir que os responsáveis administrativos foquem em questões de mais alto nível. Por isso, antes de escolher a empresa que será a responsável pela sua solução, ouça o que cada uma tem a dizer, pesquise bastante e não ache que todo esse processo é perda de tempo (ou dinheiro).

Seguindo essas dicas, temos certeza que você vai não apenas economizar, mas também adquirir a solução que se encaixa melhor na sua realidade. Pode confiar!

É claro que precisamos te dizer que o detalhamento do modelo de serviço e do conceito de prestadora apresentados neste artigo condizem com a política de trabalho da Sensorweb. Mas você também precisa saber que existem muitos outros benefícios em se monitorar e registrar temperaturas. Ficou curioso?! Descubra baixando nossos conteúdos ou entre em contato conosco para descobrir o que podemos fazer pela sua instituição. Ah! Gostou do artigo ou quer nos falar alguma coisa?! Lembre-se que nossa caixa de comentários está logo aqui embaixo, te esperando de braços abertos!


MATERIAIS RELACIONADOS:

Guia Completo: Boas Práticas na Medição de Temperatura

>> Monitoramento de Temperatura: o que é e para que serve?
>> Por que o Monitoramento de Temperatura é fundamental na área da saúde?
>> Motivos pelos quais o seu monitoramento de temperatura não está funcionando.
>> Monitoramento de Temperatura: porque os números não batem?
>> Soluções para o controle eficiente da temperatura em centros de saúde.
>> IoT para o Monitoramento de Temperatura na saúde.

Deixe o seu comentário!