Os benefícios na validação da cadeia do frio - Sensorweb

Solução Prática para o Monitoramento de Temperatura

Os benefícios na validação da cadeia do frio

Os benefícios na validação da cadeia do frio

Por Sensorweb em 14/01/2015.

Cadeia do Frio/Cold Chain

Para os setores do mercado que manipulam produtos sensíveis que necessitam de condicionamento em ambiente com temperatura controlada, a validação da cadeia de frio não somente se mostra como uma vantagem competitiva, mas é também fator primordial que garante a manutenção das atividades comerciais. 

Vital para a sustentação da indústria, distribuição e comércio, a validação da cadeia de frio diz respeito à gestão da qualidade dos processos regulatórios dos setores, da qualificação da planta do ambiente, das análises, do desempenho e do mapeamento de temperatura. Sem o controle de qualidade desses processos, existe a possibilidade de se manipular amostras contaminadas ou com suas propriedades físicas alteradas.

As vantagens da validação da cadeia de frios são inúmeras e conhecidas, no entanto, existem alguns outros benefícios menos evidentes, mas que possuem grande influência na essência de um empreendimento. Vamos, então, conhecê-los!

Entrega de melhores resultados aos clientes

Quando se adota uma estratégia de validação da cadeia de frio, a estabilidade no controle do ambiente se torna maior. Com isso, é possível obter produtos e análises mais fiéis ao escopo do projeto ou do serviço. Mas não é somente essa estabilidade de temperatura que melhora a qualidade dos produtos, a extensa lista de exigências que regem os processos de trabalho aumentam os resultados, na medida que se aprimoram os meios de produção, possibilitando a obtenção de produtos com mais qualidade.

Aumento da confiança do mercado

Uma vez que o cliente recebe um produto ou serviço que o satisfaz, um laço de confiança entre ele e a empresa se estabelece. Clientes satisfeitos se tornam fieis e ajudam com a chamada propaganda boca a boca, considerada por muitos marqueteiros como o melhor tipo de anúncio que existe. 

Uma empresa que gera confiança nos clientes e que é capaz de gerir com eficácia as rigorosas exigências que a validação da cadeia de frio requer certamente se mostra mais promissora para o mercado do que as suas concorrentes, que não adotam tais medidas de qualidade.

Engajamento da equipe de trabalho

Uma metodologia de trabalho bem definida, reconhecida pelos clientes e bem vista pelo mercado cria, consequentemente, uma equipe de trabalho mais eficaz, que sente prazer no que faz. Afinal, para conseguir que alguém faça algo certo é preciso primeiro ser o exemplo. Outro fator positivo está na diminuição de erros no processo de produção, o que também melhora a auto estima da equipe e se sente mais segura para realizar suas atividades diárias. 

Economia é a palavra chave 

Com um processo mais eficaz e equipes mais seguras, a necessidade de retrabalhos devidos a falhas de produção caem consideravelmente, o que gera maior economia para o bolso da empresa, que não desperdiça mão de obra nem matéria-prima. Essa economia também está ligada aos processos de identificação e de trabalho em cima de pontos que se apresentam vulneráveis. 

Aumento significativo dos negócios 

Com todos os benefícios citados acima – qualidade, destaque, funcionários engajados e economia de recursos – alavancar as vendas será uma tarefa bem mais simples de ser feita. A adoção da cadeia de frio levará a sua empresa a patamares nunca antes alcançados, acredite.


Gostou do post? Clique aqui e descubra também os 3 motivos para buscar melhores soluções no controle de temperatura do seu ambiente. Não se esqueça de nos deixar um comentário!

Deixe o seu comentário!