14 de Julho – Dia do Gestor Hospitalar - Sensorweb

Solução Prática para o Monitoramento de Temperatura

14 de Julho – Dia do Gestor Hospitalar

14 de Julho – Dia do Gestor Hospitalar

Por Sensorweb em 14/07/2016.

A Administração Hospitalar, assim como qualquer outro tipo de administração, visa, em regra geral, coordenar e normalizar seu meio laboral e institucional. É finalidade da Administração atingir objetivos por meio dos esforços das pessoas, com as funções administrativas de planejamento, organização e controle.

Dentro desta perspectiva, o profissional da Administração, foi durante anos, quem gerenciou as unidades de saúde. Porém, as instituições de assistência à saúde são compostas pelos mais diversos setores, com equipes multidisciplinares e demandas muito especificas para as quais o Administrador não estava preparado.

crise na saúde

Médicos Gestores

Quando os problemas causados pela falta de treinamento específico do Administrador começaram a interferir no atendimento ao paciente, a grande maioria das instituições de saúde optou pelo médico como gestor da instituição. Embora o médico seja um profissional imprescindível nas instituições da saúde e apto a promover as relações humanas e práticas públicas de saúde, faltava a este profissional a técnica administrativa para o bom desempenho das instituições.

De forma alguma estaria menosprezando estes profissionais, muito pelo contrário existem excelentes administradores hospitalares e excelentes médicos gestores, porém, na maioria das vezes estes profissionais não são treinados adequadamente para as funções Humanas e Administrativas que são necessárias ao GESTOR HOSPITALAR.

Formação em Gestão Hospitalar

É uma profissão em ascensão no Brasil e fundamental para a melhoria da saúde da população. Os cursos tecnólogos e MBAs surgiram justamente neste ponto: a importância do Gestor Hospitalar no país. A filosofia destes cursos parte da consciência das necessidades do mercado de trabalho, que busca um profissional capaz de dialogar com a prática e a teoria. O Gestor precisa ter a mente pautada na atitude transdisciplinar, no diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento, na busca constante de descobertas de novas práticas do pensar e do agir em sociedade, na generalidade, alguém que possa atuar em diferentes campos, por saber dialogar com diferentes áreas.

O Gestor Hospitalar é um profissional capaz de gerenciar de forma eficiente a complexidade das atividades das instituições de saúde, adquirindo autonomia no processo de aquisição e disseminação do conhecimento para ser um agente multiplicador apto a resolver questões internas e externas da organização e suas relações humanas, sociais e tecnológicas.

Como um Gestor Hospitalar atua?

Para proporcionar a eficiência de um hospital, por exemplo, o gestor hospitalar define a quantidade de médicos e enfermeiros por local e horário de atendimento, além de questões relacionadas à logística das equipes, pacientes e dos materiais. “Atuando na administração de hospitais, clínicas médicas, laboratórios de análises, spas ou casas de repousos, o gestor é responsável por otimizar o atendimento. Para isso, desenvolvemos junto aos nossos estudantes conhecimentos nas áreas médicas, de administração, marketing, contabilidade, saúde pública, políticas públicas e administração”, detalhou Josiane Toneloto.

Temos orgulho de auxiliar este profissional fomentando a aquisição de tecnologias e dados minuciosos a fim de garantir mais segurança e saúde para equipes de saúde, pacientes e ambiente hospitalar, através de um monitoramento contínuo de temperaturas para insumos e medicamentos preciosos. Quem escolhe ou já escolheu essa carreira encontra mercado em todos os hospitais, laboratórios, clínicas, casa de saúde, entre outros e também conta com o nosso apoio.

Hoje, no dia do gestor hospitalar, queremos parabenizar este profissional tão novo que deve revolucionar todo gerenciamento hospitalar no país.


MATERIAIS RELACIONADOS:

E-book: 9 dicas para escolher um bom Sistema de Monitoramento Contínuo

>>  “A saúde ficou cara demais!” >> O uso do glicerol no monitoramento de temperatura >> A tecnologia auxilia pessoas e processos na saúde? >> Indústria Farmacêutica, a cadeia do frio e seus desafios


Fontes: Saúde Business e Portal do Hospital

Comentário

  1. - 04/04/2017

    esses cursos tem certificado

Deixe o seu comentário!